Férias chegando e a tão sonhada viagem internacional está perto de se concretizar. Além de estar com o passaporte em dia, é necessário estar atento às regras de entrada nos países. Para alguns, é necessário ter visto para viajar, como nos Estados Unidos, para outros, o seguro viagem é obrigatório, como os países envolvidos no Tratado de Schengen, todos localizados na Europa.
O seguro viagem, mesmo não sendo obrigatório para muitos países, tem suas vantagens. A principal delas é obter assistência num momento de imprevisto e não precisar pagar altos preços por atendimento médico em outros países. Há inúmeros acontecimentos que podem estragar a sua viagem, como o extravio de bagagem ou a necessidade de um atendimento médico ou odontológico fora do país. Por isso, estar amparado com o seguro viagem traz tranquilidade para aproveitar o roteiro sem grandes preocupações.
Europa:
A maioria dos países da Europa exige o seguro viagem para a entrada de estrangeiros. Isso acontece por conta do Tratado de Schengen dentro do continente. Ele foi criado para facilitar a livre circulação entre os países que fazem parte do Espaço Schengen. Essa livre circulação permite que diversos países, incluindo o Brasil, não precisem de visto para visitar os países membros do Tratado, podendo ficar um período de até três meses viajando por esses países. Uma das exigências é que a contratação seja de um seguro de, no mínimo, 30 mil euros de cobertura.
Países onde o seguro viagem é obrigatório:
- Alemanha
- Áustria
- Bélgica
- Dinamarca
- Eslováquia
- Eslovênia
- Espanha
- Estônia
- Finlândia
- França
- Grécia
- Hungria
- Irlanda
- Islândia
- Itália
- Liechtenstein
- Letônia
- Lituânia
- Luxemburgo
- Malta
- Noruega
- Países Baixos
- Polônia
- Portugal
- Reino Unido
- República Tcheca
- Suécia
- Suíça
América Latina
O seguro viagem não é obrigatório, com exceção de dois países: Cuba e Venezuela. Em Cuba, o seguro viagem deve ter uma cobertura no valor mínimo de 10 mil dólares e deve incluir assistência médica. Para entrar na Venezuela, deve ter valor mínimo de quarenta mil dólares.
Ásia
Com exceção da Coreia do Sul, o seguro viagem para a Ásia não é obrigatório.
Austrália
O seguro viagem para entrada de estudantes estrangeiros é obrigatório. É preciso contratar um OSHC (Overseas Student Health Cover) para ter acesso ao sistema de saúde pública do país. Esse seguro oferece um tipo de cobertura básica para despesas com médicos, hospitais, emergência e gastos com ambulância.
Estados Unidos
Você não precisa ter obrigatoriamente um seguro viagem. Mas é altamente recomendável, já que os custos com uma simples emergência médica podem ser altíssimos.
Seguro viagem nacional
Muitos ignoram o seguro viagem nacional por acreditar que o plano de saúde providencia assistência para qualquer lugar do país. Porém, os planos de saúde têm cobertura somente para a sua cidade ou, no máximo, estado. É por isso que o seguro viagem nacional pode se tornar bastante necessário e útil.